Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF em Lisboa - Cidade - Lisboa

Saúde e Medicina > Administração Farmacêutica
Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF
Modalidade
Presencial
Tipo de Curso:
Mestrado
Preço:
Consultar
O curso é ministrado em Lisboa - Portugal e Madrid - Espanha.
Solicite informação sem compromisso
CESIF - Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica
Mestrado - Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF - Lisboa - Cidade - Lisboa
Nome
Sobrenome
E-Mail
Telefone
País
Distrito
Cidade
Dirección
Código Postal
Comentários / Perguntas
Enviar Solicitação
* Campos obrigatórios


  Desejo receber informações sobre cursos e formações
Ao pressionar ENVIAR aceito as condições de uso de Educaedu Business, S.L., portanto autorizo o envio dos meus dados armazenados e tratados em razão de terem sido coletados no formulário anterior de “Solicite informação sem compromisso” com o intuito que esta solicitação seja atendida.

Preencha os campos corretamente
Loading...
Descrição de Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF
Conteúdo:
Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF

 As Indústrias Farmacêuticas e Afins ocupam um lugar destacado entre os sectores mais dinâmicos da economia, gerando uma destacável e contínua procura de profissionais especificamente qualificados para ocupar as áreas Comerciais e de Marketing.

Neste contexto, os mestrados MDMF constituem a resposta idónea a tais exigências, em duas versões:


EXECUTIVE MANAGEMENT
Adaptado à disponibilidade de tempo dos profissionais em atividade e às exigências de Gestão e Direção das Empresas Farmacêuticas.

INTERNATIONAL MANAGEMENT
Bilíngue Espanhol-Inglês totalmente ajustado às exigências de Gestão e Direção das Empresas Farmacêuticas.

A Quem se Dirige:
O Mestrado está dirigido a Licenciados em Ciências da Saúde (Farmácia, Biologia, Biotecnologia, Medicina, Química, Veterinária, etc.).

A versão INTERNATIONAL está dirigida a alunos recém-licenciados ou alunos que estejam no último ano do curso, que tenham interesse em conhecer como funciona a gestão diária da indústria farmacêutica.

A versão EXECUTIVE dirige-se a profissionais da Indústria Farmacêutica interessados em adquiri uma especialização nas áreas de Gestão, Comercial, Marketing e Vendas.
 
Objetivos e Orientação:
O objetivo do Mestrado será duplo dependendo se és recém-licenciado ou sem experiência no sector ou se já trabalhas na Indústria Farmacêutica.

No caso dos recém-licenciados, o objectivo será o de contribuir e fornecer todos os meios profissionais e pessoais necessários para começar a trabalhar no mundo da Indústria Farmacêutica.

No caso dos profissionais com experiência o objetivo será juntamente com o fornecimento de uma visão completa do laboratório farmacêutico, iniciar um PLANO DE CARREIRA que permita a promoção a outros postos de responsabilidade dentro da indústria farmacêutica.

O Mestardo em Direção Comercial e Marketing segue dois tipos de formação intimamente relacionados:

  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • FORMAÇÃO PESSOAL

1.- FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
  • Conhecer em profundidade as diferentes áreas de GESTÃO da Indústria Farmacêutica conhecendo as diferentes formas de pensar dos diferentes laboratórios e o futuro que cada um deles pode oferecer ao aluno.
  • Conhecimento e contribuição das Ferramentas habituais de trabalho, competências informáticas e de outro tipo imprescindíveis no trabalho atual de um profissional da indústria farmacêutica.
  • Competências de direção e de trabalho em equipa.
  • Apresentações em Público.

2.- FORMAÇÃO PESSOAL:

Elaboração do PLANO DE CARREIRA de cada aluno, dentro do qual veremos e analizaremos com cada aluno os seguintes items:
  • Eleição da sua META dentro das diversas possibilidades do mundo da Indústria Farmacêutica.
  • Conhecer os pontos fortes do aluno e potenciá-los.
  • Averiguar qual o tipo de trabalho ideal para cada aluno dentro das diferentes possibilidades que um laboratório farmacêutico oferece.
  • iv. Acompanhar o aluno para averiguar como podemos fazer coincidir os seus aspectos profissionais e pessoais.

Programa


1.- CONHECIMENTO E DIREÇÃO DA EMPRESA FARMACÊUTICA
-O mestrado permitirá conhecer quais são os mercados de trabalho, como se actua em cada um deles e conhecê-los exaustivamente.
-Como se organiza um laboratório farmacêutico em todos os seus Departamentos.
-Serão abordados aspetos de Produção Farmacêutica y Relações com as Autoridades.
-Conheceremos em profundidade as atividades do Departamento Médico.
-Confrontaremos as diferentes estratégias levadas a cabo pelos laboratórios a nível nacional e internacional.
-Casos Práticos.

2.- CONHECIMENTO DOS PRODUTOS FARMACÊUTICOS E A SUA ÁREA DE APLICAÇÃO
-O que occorre com um produto farmacêutico desde que se investiga até estar disponível numa farmácia ou num hospital, como se dividem, o seu ciclo de vida e como se pode modificar a sua vida.
-Serão abordadas as diferentes filosofias e a diferente forma de trabalhar de cada um dos laboratórios em função da sua origem: Japão, EUA, Europa, India, Espanha, Portugal, etc.
-Conheceremos os conceitos de Merchandising, Distribuição Farmacêutica e E-Marketing.
Casos Práticos.

3.- INVESTIGAÇÃO DE MARKETING FARMACÊUTICO
-O mercado farmacêutico talvez seja o que nos possa fornecer mais informação específica e abundante.
-O mestrado permitirá conhecer qual é o método e a forma de obter esta informação de forma completa.
-Análise quantitativa e qualitativa do Sector Farmacêutico.
-Casos Práticos.

4.- POLÍTICAS DE MARKETING FARMACÊUTICO
-Veremos qual é a política de produtos, de preços, de distribuição e promoção na indústria farmacêutica.
-Conheceremos a forma de exercer Relações Públicas, novos conceitos económicos como -Managed Care e dedicaremos o tempo necessário para conhecer a Publicidade Farmacêutica.
-Veremos as diferentes implementações de produtos farmacêuticos em diferentes mercados: Hospital, Genéricos, Vacinas, Consultoria, etc.
Casos Práticos.

5.- GESTÃO ECONÓMICO-FINANCEIRO DA EMPRESA E DO MARKETING FARMACÊUTICO
-Introdução à informação financeira na empresa.
-Ebitda, balanços de situação, contas de resultado, etc.
-O nível com que iniciaremos será básico com o objetivo de que todos os alunos, independentemente do seu nível, possam acompanhar este módulo sem problemas.
-Casos Práticos.

6.- DIREITO EMPRESARIAL E LEGISLAÇÃO APLICADA AO MARKETING FARMACÊUTICO

-Conheceremos a Legislação Farmacêutica, o Código Ético.
-A Lei das Patentes e Marcas; a Lei Orgânica de Proteção de Dados.
-Aprenderemos a Lei Comercial e Laboral aplicado à indústria farmacêutica.
-Casos Práticos.

7.- PLANIFICAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS COMERCIAIS
-Conheceremos a atividade dos Departamentos Comerciais das empresas farmacêuticas.
-Conheceremos os conceitos de Venda dentro da indústria farmacêutica, previsões e forecasting.
-Veremos os mecanismos de controlo e seguimento dos delegados de Visita Médica através de conceitos como CRM e ETMS.
-Papel dos Gerentes Regionais, Chefes de Venda e Diretores Comerciais; como se realiza o seu trabalho.

8.- PLANIFICAÇÃO E DIREÇÃO DE MARKETING FARMACÊUTICO

-Aprenderemos a realizar em profundidade um Plano de Marketing e um Plano de Negócio.
-Conheceremos os diferentes aspectos a considerar num Plano de Negócio e num Plano de Marketing.
-Realizaremos oficinas dirigidas por um profesor e desenvolveremos vários Casos Práticos.

9.- TESE DE FIM DE MASTER: PLANO DE LANÇAMENTO DE UM PRODUTO PARMACÊUTICO

-Cada aluno realizará de forma individualziada, segundo os parâmetros adquiridos, um -Plano de Marketing referindo aspectos chave da Indústria Farmacêutica.
-Este plano de Negócio será realizado de forma completa pelo aluno sendo dirigido por um Tutor pessoal.

Metodologia

Duração

O mestrado em Direção Comercial e Marketing de Indústrias Farmacêuticas e Afins, terá duração de novembro de 2013 a novembro de 2014.

As aulas do mestrado MDMF – International Management, serão de segunda a quinta-feira das 17h30 às 22h00.
As aulas do mestrado MDMF – Executive Management, serão às sextas-feiras das 17h30 às 22h00 horas, sábados das 9h30 às 14h00 horas e 8 sábados à tarde das 15h30 às 20h00.

As tutorias para acompanhamento dos trabalhos realizar-se-ão nos dias previamente destinados (sempre dentro do horário das aulas indicado).  


MDMF – International Management: 1.138 horas de aulas
741 horas leccionadas em PORTUGUÊS
397 horas leccionadas em INGLÊS

MDMF – Executive Management: 741 horas de aulas.


Todas leccionadas em português.

Uma vez que cada aluno tem aspirações diferentes no mundo da indústria farmacêutica e expectativas distintas, devemos disponibilizar de forma personalizada/individual a cada aluno o que ele necessita. Assim, CADA ALUNO receberá uma ORIENTAÇÃO PERSONALIZADA a cada 15-20 dias de 1 hora de duração na qual se desenvolvem os aspectos mais interessantes da sua orientação profissional e da sua atividade presente e futura na indústria farmacêutica realizando um PLANO DE CARREIRA individual e distinto para cada um dos alunos.

As aulas do mestrado MDMF – International Management, serão de segunda a quinta-feira das 17h30 às 22h00.
As aulas do mestrado MDMF – Executive Management, serão às sextas-feiras das 17h30 às 22h00 horas, sábados das 9h30 às 14h00 horas e 8 sábados à tarde das 15h30 às 20h00.
As tutorias para acompanhamento dos trabalhos realizar-se-ão nos dias previamente destinados (sempre dentro do horário das aulas indicado).

Trabalhos práticos:
Em cada disciplina, os alunos receberão 30% da sua formação através de casos práticos; estes serão realizados na parte final da aula e dirigidos pelo professor correspondente.
Os alunos realizarão quatro casos práticos de maior substância, com os quais se pretende que desenvolvam o diagnóstico e o tratamento necessários para a sua resolução.
Estes trabalhos de grupo serão referentes a 4 aspectos do Mestrado: Investigação de Mercados, Comercial-Vendas, Marketing e Finanças.

Conferências:
Ao longo do Mestrado serão dadas várias conferências ao cargo de personalidades relevantes no sector farmacêutico especialmente em Gestão; assim teremos entre nós Vice-presidentes mundias de Empresas farmacêuticas, Presidentes Europeus ou Diretores Gerais que nos darão o seu testemunho sobre o futuro da indústria.
É uma grande oportunidade de estabelecer contatos com estes Gerentes de empresas farmacêuticas.

Visitas a Empresas
:
As visitas às empresas têm como objectivo os alunos conhecerem de perto e se familiarizem com as áreas diretas de aplicação dos conhecimentos adquiridos nos respectivos mestrados MDMF.
Para esta finalidade, organizam-se visitas de trabalho a distintos laboratórios farmacêuticos e empresas do sector, que serão agendadas no mapa das aulas.
As despesas de deslocação e comida que surjam nas ditas visitas de trabalho, estão incluídas no valor da matrícula.

Grau Académico
:
Os alunos que cumpram os requisitos mínimos de assiduidade (75% das aulas) e aproveitamento (resolução e entrega de todos os casos práticos propostos, realização da tese de mestrado e atitude positiva em sala de aula) receberão o correspondente diploma do Master em Direção Comercial e Marketing de Indústrias Farmacêuticas.
Gostaria de saber mais sobre esse curso?